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Pré-Lançamento: Assassinato na Mansão Karlov

29 de janeiro de 202426 min read

Segurem suas lentes de detetive porque temos um caso e tanto nas mãos!

Ops… vários casos, na verdade.

Sejam bem-vindos ao enigma eletrizante de “Assassinatos na Mansão Karlov”. Detetives de plantão, preparem suas lupas, porque a investigação começou!

Desvendando os Mistérios

Ah, não tem nada igual a sentir o cheirinho de cartas novinhas em folha de um conjunto recém-lançado, e é exatamente isso que você vai experimentar no Pré-lançamento. Todo mundo começa do zero: ninguém tem essas cartas antes do Pré-lançamento, então é a sua primeira oportunidade de explorar o conjunto e ver como as cartas interagem entre si.

 

O ambiente de um Pré-lançamento é pura energia. Um clima descontraído e divertido toma conta enquanto as pessoas abrem suas cartas, soltam exclamações pelas coisas incríveis que encontram e descobrem combinações inéditas pela primeira vez.

A Magia do Primeiro Evento

Uma das coisas mais legais do Pré-lançamento é que ele cria um ambiente perfeito para quem está participando de seu primeiro evento. Mesmo se você for novato nesse universo, vai encontrar pessoas na loja prontas para apoiar e garantir que sua experiência seja incrível. Jogadores novos e veteranos se unem no Pré-lançamento! O conjunto é novo, todo mundo troca ideias sobre a temática e a história (aliás, se você ainda não leu, dá uma olhada aqui!), e o objetivo é pura diversão.

Então, precisa trazer um baralho de casa? Que nada! No Pré-lançamento, você vai jogar num formato chamado Deck Selado.

É simples: abra os seis Boosters de Jogo de “Assassinatos na Mansão Karlov” do seu Pacote de Pré-lançamento (mais a carta promocional que vem junto!) e monte um deck com o conteúdo.

Tudo gira em torno do novo conjunto e do que você encontra nesses boosters. Se quiser, pode dar uma estudada em tudo antecipadamente, desde as comuns até as raras, para montar o melhor deck possível.

Como isso funciona na prática? Deixa eu te guiar nessa jornada.

Quando você sentar para a grande estreia do Pré-lançamento, vai receber um Pacote de Pré-lançamento de “Assassinatos na Mansão Karlov”.

boosters_pre_release

Embora tenha várias coisas legais dentro do pacote, como um contador de vida giratório para acompanhar seu total de vida e um folheto divertido com informações e dicas, o mais importante são estes seis Boosters de Jogo.

Antes de mergulharmos de cabeça, tem um detalhe que você precisa saber: Você também vai encontrar uma de três criaturas lendárias, exclusivas dos Pacotes de Pré-lançamento de “Assassinatos na Mansão Karlov”:

Essas cartas promocionais são um bônus adicional e são legais para o formato Standard – prontas para serem usadas em eventos locais ou para inspirar a construção de um deck de Commander.

 

No entanto, essas cartas promocionais não podem ser usadas nos eventos de Pré-lançamento.

 

Você também vai encontrar uma carta rara ou mítica rara com carimbo de foil dentro do pacote, que você pode usar – não esqueça de separar essa. Depois, abra todos os seus boosters. Agora sim, você está pronto para construir um deck!

Por Onde Começar?

Primeiro, é importante entender seu objetivo. No formato Deck Selado, você só precisa de 40 cartas, não 60 ou 100. Você pode pegar quantas terras básicas adicionais quiser na loja.

 

Uma boa regra é jogar com 17 terras. Então, no final das contas, você está procurando jogar com cerca de 23 cartas que não sejam terras das que você abrir. Esse é o seu objetivo: identificar as 23 cartas para jogar.

Certo, parece um pouco mais fácil. Como escolher essas cartas?

 

Primeiro, tente separar suas cartas por cor. Faça oito pilhas: uma para cada cor, uma para cartas multicoloridas, uma para cartas incolores e uma para terras. Enquanto você faz isso, terá a chance de ler as cartas e ver o que lhe interessa.

 

Você vai querer reduzir suas escolhas para duas cores. Às vezes, você pode “salpicar” uma terceira, (o que chamamos de splash) jogando duas cores como base e algumas cartas poderosas ou custos adicionais de outra cor, mas eu realmente me concentraria nas duas cores que você quer aqui. Você pode selecioná-las da maneira que quiser — talvez você apenas goste dessas cores — mas aqui estão três coisas para ficar de olho:

  1. Quaisquer raras fortes nessas cores que você esteja animado para jogar.
  2. Muitas cartas de remoção (cartas que destroem ou lidam de alguma forma com as criaturas do oponente).
  3. Evasão (Muitos jogos de Deck Selado são ganhos com criaturas voadoras ou cartas difíceis de bloquear).

Agora, se você conhece os conjuntos de Ravnica do passado, pode esperar um forte componente multicolorido aqui, já que “Assassinatos na Mansão Karlov” se passa em Ravnica. É importante notar que este não é um conjunto tradicional de Ravnica onde você escolhe suas guildas. No entanto, dito isso, ainda existem dez cartas multicoloridas comuns com o mecanismo de disfarce — o que significa que você pode ter um pouco mais de razão do que o normal para adicionar uma terceira cor. Dito isso, ainda tentaria geralmente ficar com duas, se possível.

Além disso, outro elemento enorme a ser observado são boas sinergias e cartas multicoloridas. Cada par de cores em “Assassinatos na Mansão Karlov” tem um tema, e saber quais são esses temas pode indicar quais cores jogar. Estes estão detalhados em um encarte no topo de cada expositor de Play Booster, mas aqui está para fácil referência também:

  • DETETIVES Resolva o caso de seu oponente com essa estratégia intermediária veloz. Faça uso dos bônus de tipo de Detetive para sobrepujar as defesas do oponente e sacrifique Pistas para reabastecer sua mão mais tarde no jogo.
  • CONTROLE COM PISTAS Use mágicas defensivas para estender o jogo e gerar Pistas e depois transformar o mana excedente numa vantagem de cards para enterrar de vez seu oponente.
  • AGRO DE SUSPEITA As criaturas suspeitas têm ameaçar e não podem bloquear. Continue atacando com seus personagens suspeitos e seus oponentes não poderão fazer nada para impedir você. 
  • OCULTAR GRANDEZA No início do jogo, foque em acelerar seu mana e montar uma boa mesa com a face voltada para baixo. Depois, massacre o oponente voltando para cima uma bomba atrás da outra.
  • OCULTAR AMPLITUDE Inunde o campo de batalha com criaturas com a face voltada para baixo e ganhe recompensas impressionantes toda vez que voltar suas criaturas para cima.
  • OCULTAR DETALHES As criaturas ocultas fortalecem sua estratégia, que recompensa jogar criaturas com poder igual ou inferior a 2 e fortalecê-las para se tornarem atacantes mais impressionantes .
  • SACRFÍCIO DE ARTEFATOS Gere e sacrifique fichas de Pista estrategicamente para obter uma enorme vantagem de cards sobre o oponente. Depois, derrube as defesas dele pouco a pouco atacando com esquivos Tópteros, a morte que vem do céu.
  • QUEBRATUMBA Use a mecânica de obter indícios e ressuscite os mortos numa estratégia de longo prazo que lhe recompensa toda vez que um card de criatura deixa seu cemitério.
  • BATALHÃO Essa estratégia clássica ravnicana fortalece as criaturas agressivas vermelhas e brancas proporcionando um bônus toda vez que você ataca com três delas ou mais.
  • OBTER INDÍCIOS Encha seu cemitério rapidamente e obtenha indícios para potenciar suas mágicas enquanto reúne permanentes que recompensam você por isso.

Depois de escolher suas cores, é importante pensar na sua curva de mana. Isso ajuda a garantir que você tenha criaturas para jogar em cada turno do jogo. Se tudo custar seis manas, você vai ficar para trás na colocação de criaturas, e se tudo custar duas manas, suas criaturas serão superadas no final do jogo.

 

Veja como verificar sua curva de mana. Primeiro, organize suas criaturas em ordem de valor de mana, da esquerda para a direita. Ou seja, todas as criaturas que custam uma mana, depois todas que custam duas, e assim por diante. Coloque apenas cartas não-criaturas aqui se forem cartas que você planeja jogar assim que tiver mana suficiente — por exemplo, você pode jogar um Equipamento no segundo turno, então isso conta como uma jogada de duas manas, mas provavelmente você não usará uma mágica de remoção no segundo turno.

Para jogos no formato Limited — e isso é apenas uma orientação — é sugerido uma distribuição de mana mais ou menos assim:

  • 1 mana: 0 a 2 cartas
  • 2 mana: 4 a 6 cartas
  • 3 mana: 3 a 5 cartas
  • 4 mana: 2 a 4 cartas
  • 5 mana: 1 a 3 cartas
  • 6+ mana: 0 a 2 cartas

Essa distribuição ajuda a equilibrar seu deck, garantindo que você tenha jogadas possíveis em vários estágios do jogo.

Ao montar seu deck para “Assassinatos na Mansão Karlov”, é importante lembrar a mecânica de disfarce. Ela permite que você jogue criaturas viradas para baixo como 2/2 por três manas. Isso significa que você pode ajustar um pouco sua curva de mana: você terá mais jogadas de três manas do que o normal, naturalmente, por causa dessa mecânica. Geralmente, coloque qualquer criatura que você normalmente quer disfarçar primeiro no espaço de três manas na sua curva — por exemplo, você geralmente vai querer jogar o Coveted Falcon virado para baixo primeiro. Mantenha isso em mente ao construir sua curva.

 

Depois de ajustar isso, adicione suas mágicas não-criaturas. Você provavelmente vai querer jogar todas as suas mágicas de remoção para lidar com as criaturas dos oponentes. Além disso, é bom ter maneiras de fortalecer suas criaturas em instant speed e maneiras de comprar cartas. Mas você pode modificar ao seu gosto, dependendo do que acha que pode funcionar bem no seu deck.

 

E é isso! Quando terminar, você deve ter um deck de 40 cartas. Você pode jogar com mais de 40 cartas, mas eu aconselho fortemente contra isso: cada carta além das 40 apenas piora as chances de comprar suas melhores cartas.

Então, é assim que você monta um deck selado. Mas quais são as mecânicas que você pode esperar? Vou te explicar.

Mecânicas de “Assassinatos na Mansão Karlov”
  • DISFARCE é uma nova mecânica em um jogo de cartas que permite aos jogadores manter a identidade de suas criaturas em segredo, jogando-as com a face voltada para baixo como uma criatura incolor 2/2 sem nome, tipo, habilidades ou custo de mana. Para usar o disfarce, os jogadores pagam um custo alternativo. As criaturas disfarçadas podem realizar ações normais de criaturas, como atacar e bloquear, e podem ser incrementadas com Auras e Equipamentos. Os jogadores podem olhar suas próprias criaturas disfarçadas, mas não as dos oponentes, a menos que um efeito do jogo permita. Quando for estrategicamente vantajoso, os jogadores podem revelar suas criaturas disfarçadas, pagando o custo de disfarce, o que não pode ser respondido pelos oponentes. As criaturas reveladas mantêm quaisquer marcadores, Auras ou Equipamentos que possuíam enquanto disfarçadas. É importante que os jogadores mantenham claras as identidades de múltiplas criaturas disfarçadas no campo de batalha. Ao final do jogo ou quando uma criatura disfarçada deixa o campo de batalha, sua verdadeira identidade deve ser revelada para confirmar que estava jogada corretamente.

  • OCULTAR é um ajuste feito à habilidade “manifestar”, adaptando-a para os campos de batalha atuais. Quando um jogador oculta um card, ele o coloca no campo de batalha com a face voltada para baixo como uma criatura 2/2 incolor, sem nome, tipo ou custo de mana, e com salvaguarda . Esta criatura é idêntica à obtida através da mecânica de “disfarce”. Os jogadores podem olhar cards ocultos sob seu controle e podem virar uma criatura oculta para cima em qualquer momento em que tiverem prioridade, desde que seja um card de criatura, pagando seu custo de mana. Ao ser virada, a criatura revela suas características reais, potencialmente surpreendendo os oponentes durante o combate ou em outros momentos cruciais. Alguns cards ocultos podem ter habilidades especiais que permitem que sejam virados para cima de outras formas, como através de “disfarce” ou “metamorfose”. As mesmas regras de gerenciamento para permanentes com a face voltada para baixo da mecânica de “disfarce” aplicam-se às permanentes ocultadas, exigindo que sejam mantidas claramente separadas no campo de batalha e reveladas quando deixarem o jogo, para garantir a correta aplicação das regras.

  • INVESTIGAR uma ação de palavra-chave que permite que você procure mais informações sobre o que de fato está acontecendo. Quando disserem para você investigar, crie uma ficha de Pista. Uma ficha de Pista é uma ficha de artefato incolor com “{2}, sacrifique este artefato: Compre um card.” Além de cards adicionais serem sempre bem-vindos, alguns cards da coleção possuem habilidades que o recompensam por sacrificar artefatos.

  • SUSPEITA é uma ação no qual uma criatura ganha uma nova designação: suspeita. Uma criatura suspeita ganha ameaçar e não pode bloquear enquanto continuar suspeita. É difícil não ficar desconfiado nas ruas de Ravnica. Após se tornar suspeita, uma criatura continuará sendo suspeita até o momento em que sair do campo de batalha ou que outro efeito faça com que não seja mais suspeita. Se uma criatura suspeita deixa de ser uma criatura, ela continua sendo suspeita. (Na verdade, isso a tornaria mais suspeita ainda…)

  • OBTER INDÍCIOS  é um custo que pode ser parte da ativação de habilidades ou do custo adicional de mágicas, e pode também estar relacionado à habilidade “salvaguarda”. Quando um jogador é solicitado a obter indícios, deve exilar cards do seu cemitério com um valor de mana total igual ou superior ao número especificado pela ação. Por exemplo, para “Obter Indícios 6”, o jogador pode exilar uma combinação de cards que somem no mínimo 6 em valor de mana. Pode-se exilar mais cards do que o necessário, mas se o jogador não puder atingir o valor total exigido, não poderá obter indícios nem exilar nenhum card.

    “Obter Indícios” também se relaciona com efeitos adicionais ou alternativos de algumas mágicas. Se uma mágica tem um custo adicional de obter indícios e o jogador opta por pagá-lo, efeitos alternativos ou adicionais são ativados. Isso inclui habilidades desencadeadas de entrada no campo de batalha em mágicas de permanente, que só são ativadas se o jogador tiver obtido indícios. Portanto, essa mecânica não apenas envolve uma estratégia de gerenciamento de recursos do cemitério, mas também pode habilitar efeitos poderosos nas cartas, dependendo da capacidade do jogador de cumprir o custo de obter indícios.

  • CASOS é um novo tipo de encantamento introduzido que apresenta uma mecânica única dividida em três habilidades distintas. A primeira habilidade de um Caso é sempre ativa. A segunda habilidade, que começa com “para solucionar”, define as condições sob as quais o Caso pode ser resolvido. Estas condições devem ser atendidas no início da etapa final do jogador. Por exemplo, no “Caso do Falcão Furtado”, se o jogador controlar três ou mais artefatos no início da sua etapa final, a habilidade de solucionar é desencadeada e entra na pilha. Se a condição ainda for verdadeira quando a habilidade tenta se resolver, o Caso é considerado solucionado.

    Uma vez solucionado, a habilidade do meio não é mais desencadeada. A terceira habilidade do Caso, que começa com “solucionado”, torna-se então ativa. Dependendo do tipo de habilidade (ativada, desencadeada ou estática), ela passa a funcionar conforme especificado.

    Importante notar que um Caso permanece solucionado até que saia do campo de batalha, mesmo se mudar de controlador. Contudo, se um Caso sair do campo de batalha e depois voltar, ele é tratado como um novo objeto e, portanto, não está solucionado, devendo ser solucionado novamente sob as condições estipuladas.

Hora de Resolver o Mistério!

Espero que tenha te ajudado na sua jornada de Pré-lançamento. E, como sempre, se tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para me chamar no Whatsapp, Instagram ou Facebook da Drop1!

 

Boa diversão!

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Diego Bentes

Sou um empreendedor veterano no ramo de entretenimento, com uma jornada de mais de 10 anos transformando paixão em profissão. Me especializei em jogos offline nos últimos 5 anos e com uma sólida experiência em e-commerce de mais de 8 anos, combino expertise e inovação para oferecer experiências únicas. Fora do ambiente profissional, me entrego a paixão por jogos de tabuleiro e aos card games. Engenheiro de software nas horas vagas, aplico minhas habilidades técnicas para enriquecer ainda mais o universo do entretenimento. À frente da Drop1, meu foco é claro: expandir horizontes e levar diversão e inovação para um público cada vez maior.

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